Esperança Média de Vida ao longo da História

Um dos principais indicadores da evolução humana é a Esperança Média de Vida, nomeadamente a relação entre a mortalidade e o estilo de vida.

No quadro seguinte temos a Esperança Média de Vida ao longo da História e os principais factores condicionantes da mesma :

Em tempos pré-modernos a expectativa de vida não ultrapassava os 30 anos, principalmente derivado á elevada mortalidade infantil. Os que passavam essa barreira conseguiam facilmente chegar até aos 40 anos, não esquecendo a dieta seguida (100% orgânica) e a carga de exercício físico suportada (em média andavam 60 km por dia, não falando dos exercícios utilizando o peso natural dos elementos – pedras, animais, etc).

A mortalidade infantil decaíu após a Revolução Industrial, chegando ao século XX com uma Esperança Média de Vida próxima dos 50 anos (em países chamados desenvolvidos), até chegar aos actuais 78 anos.

E quais foram os principais factores que alteraram  o rumo?

  • Avanços na Medicina
  • Aumento da Riqueza

Em maior detalhe verifica-se que a esperança de vida está altamente relacionada com o nível de vida da população, assim como o acesso a cuidados médicos primários, justificando-se assim a prevalência de países em que o o rendimento per capita é superior :

Tendo em conta o mundo em que vivemos, temos a considerar :

  • O alastramento da obesidade em países desenvolvidos, com o aumento substancial de risco de mortalidade por doenças cardio-vasculares
  • A inadequação do programa  de exercício físico
  • A inexistência de exercício físico e a progressiva sedentarização
  • Dietas muito pobres em matéria orgânica e muito ricas em hidratos de carbono complexos, a par das gorduras transgênicas e dos alimentos genéticamente modificados

Mais tarde iremos falar de outro tema igualmente pertinente – o aumento da esperança média de vida vs qualidade de vida.

Original – Aqui

 


Fatal error: Allowed memory size of 67108864 bytes exhausted (tried to allocate 51 bytes) in /home/content/71/6843171/html/fitness/wp-includes/cache.php on line 672